Aumento da disponibilidade em filtros de fornos de cimento com mangas de fibra de vidro

O OBJETIVO

A SOLAFT foi desafiada por um grande grupo cimenteiro brasileiro a projetar uma manga filtrante de fibra de vidro com membrana de PTFE que superasse a vida útil tradicionalmente aceita como padrão no mercado.

O PROBLEMA

O filtro de mangas instalado no forno de clínquer foi dimensionado com parâmetros de projeto muito próximos aos limites máximos convencionados. Com isso, as mangas filtrantes de fibra de vidro com membrana de PTFE sofrem excessiva limpeza para manutenção da perda de carga do filtro, reduzindo sua vida útil e gerando frequentes paradas para trocas pontuais de mangas danificadas.

A SOLUÇÃO

Realizada uma visita técnica para coleta de dados do equipamento e do processo, a fim de mapear os aspectos críticos que influenciam na vida útil das mangas filtrantes. Foram feitos ajustes dimensionais no projeto de confecção das mangas filtrantes, recomendações operacionais e seleção do meio filtrante adequado para esta aplicação.
Após discutidas as mudanças propostas, optou-se pelo teste em um compartimento antes de homologar por completo a solução, sendo monitorados os parâmetros operacionais e vida útil.

O RESULTADO

A solução proposta pela SOLAFT fornecida em 2017 excedeu a vida útil de todos os demais fabricantes, destacando-se perante as demais, gerando uma alta disponibilidade e confiabilidade na operação do equipamento.