Aumento da produção em moinho de coque

O OBJETIVO

A SOLAFT foi consultada por uma indústria de cimento no Brasil para apresentação de um estudo das opções disponíveis para eliminação dos gargalos operacionais existentes no processo de moagem de coque.

O PROBLEMA

A operação do moinho de coque estava limitada pela alta perda de carga do filtro de mangas. As recentes otimizações do processo produtivo resultaram em uma sobrecarga no sistema de filtração, o qual operava com parâmetros operacionais superiores ao projeto, como por exemplo a taxa filtrante acima de 1,8 m/min e operação do moinho pressurizado. Além dos problemas operacionais, a baixa vida útil do elemento filtrante reduzia a disponibilidade do equipamento.

A SOLUÇÃO

A proposta técnica da SOLAFT foi elaborada de modo a eliminar o gargalo existente através do aumento da área filtrante obtido com a substituição das mangas convencionais pelas StarBags™. Desta forma seria possível reduzir o diferencial de pressão, reduzir o consumo energético e retornar à produção do moinho à sua capacidade nominal.

Operação do filtro antes do upgrade:

  • Vida útil das mangas: 3 meses
  • Taxa filtrante: 1,8 m/min
  • Produção do moinho: 5 ton/h, sendo o projetado 7 ton/h
  • Diferencial de pressão atingia 260 mmCA em dois meses de operação

Requisitos de operação do filtro planejado após upgrade para StarBags™:

  • Aumento da área filtrante em 115%, substituindo 672 mangas filtrantes diâmetro 127 x 3540 mm por 672 StarBags™ diâmetro 120 x 3500 mm
  • Redução da taxa filtrante para 0,85 m/min

Operação do filtro após instalação das StarBags™:

  • Redução da pressão diferencial para 80 mmCA nos primeiros três meses, chegando a 180 mmCA após doze meses de operação
  • Produção de cada moinho passou de 5 para 10 ton/h, gerando um adicional de 3 ton/h acima dos valores de projeto
O RESULTADO

A tecnologia StarBag™ adotada em 2018 está homologada nesta aplicação, proporcionando os benefícios previstos e sem necessidade de investimentos onerosos em alteração de equipamentos.