Redução significativa da taxa de manutenções corretivas e prematuras

O OBJETIVO

A SOLAFT foi consultada por uma termelétrica a carvão norte-americana para solucionar um problema de falha prematura nas mangas filtrantes, geralmente ocorrendo dentro de 2 a 3 semanas após a instalação.

O PROBLEMA

O excesso de trocas de mangas filtrantes devido às falhas prematuras resultava em maior custo operacional, uso ineficiente da escassa mão de obra disponível e perda de produção. As falhas típicas encontradas eram desgastes por abrasão localizados entre a parte central e o fundo da manga filtrante, principalmente nas mangas alinhadas com o duto de entrada do filtro.

A SOLUÇÃO

A SOLAFT propôs a substituição das mangas convencionais de 8,5 m de comprimento por StarBags™ de 3,5 m de comprimento. A maior área filtrante das StarBags™ em relação às mangas convencionais permitiu a redução do comprimento dos elementos filtrantes sem comprometer a eficiência de retenção de particulados e as taxas de produção. A redução do comprimento das peças permitiu que os elementos filtrantes fossem retirados da linha de fluxo direto dos gases, erradicando desta forma as falhas prematuras por abrasão. Outro benefício adicional foi a eliminação do uso de gaiolas bipartidas, antes necessárias devido às restrições de altura para montagem das peças no filtro.

RESULTADO

O teste foi um sucesso e os benefícios para a termelétrica a carvão foram:

  • Redução de 30% no diferencial de pressão operacional.
  • Redução de 50% na pressão do pulso de limpeza.
  • Mantida a vazão de gases do sistema.
  • Melhoria significativa na disponibilidade do filtro e redução dos custos de manutenção, eliminando completamente a necessidade de paradas para troca de mangas danificadas, antes necessárias a cada duas semanas.
  • A taxa filtrante permaneceu inalterada.
  • Criação de área aberta semelhante a uma câmara gravitacional, permitindo a precipitação de parte do material particulado, antes que chegue até as mangas.