Redução da incrustação (scaling) para aumento da vida útil dos tecidos e maior segurança dos operadores

O OBJETIVO

Uma refinaria de alumina australiana abordou a SOLAFT para o desenvolvimento de uma solução que reduzisse a formação de incrustações (scaling) na região nos colarinhos dos Filtros Kelly aos quais causavam excesso de paradas do filtro para manutenção e problemas de saúde ocupacional.

O PROBLEMA

A refinaria de alumina aumentou a relação alumina/cáustico (A/C) do licor verde em um esforço para melhorar o rendimento da produção, o que levou a um aumento na formação de incrustação (scaling) durante a clarificação. A incrustação  é formada na clarificação através de mecanismos incluindo cristalização prematura de hidrato DSP (Produto de Dessilicação) presente na  gibbsita não extraída na lama de bauxita, e através de cristalização espontânea do hidrato e DSP causados pela queda na temperatura em áreas onde o licor verde fica retido quando resfriado. A incrustação aumenta gradualmente a cada ciclo de filtração, podendo causar redução na permeabilidade do meio filtrante a um nível onde o set point de vazão do licor não pode ser mantido, ou o tempo de ciclo torna-se curto demais, causando ineficiência no processo (dependendo do mecanismo de controle de filtração empregado).

A SOLUÇÃO

A SOLAFT desenvolveu para a seção superior do Filtro Kelly um tecido especial, com o objetivo de reduzir a taxa de formação de incrustações sob a tampa do filtro. O resultado foi um prolongamento da vida operacional segura do meio filtrante, minimizando os riscos de remoção das placas do filtro e reduzindo seu tempo de parada. Com esta solução única, o uso de ferramentas pneumáticas foi eliminado, diminuindo consideravelmente os riscos a que os operadores estavam expostos.

A equipe técnica da SOLAFT trabalhou com engenheiros no local para testar o recém-construído Filtro Kelly e aprovar esta solução.

RESULTADO

Após um teste bem sucedido, o novo Filtro Kelly foi colocado em plena produção. Os benefícios para esta refinaria de Alumina incluíram:

  • A vida útil do filtro foi ampliada em 10 a 20%.
  • A disponibilidade de equipamentos aumentou em até 10%.
  • Melhoria inestimável na segurança dos operadores