Aumento da amperagem da sala de cubas em conjunto com o incremento do fluxo de gás e redução do DP

O OBJETIVO

Uma indústria Europeia de Alumínio primário necessitava aumentar a amperagem da sala de cubas em conjunto com o incremento do fluxo de gás proveniente das cubas e redução do diferencial de pressão da planta de tratamento de gases.

O PROBLEMA

Após uma falha anterior das mangas de maior área filtrante, modelo padrão para atingir as metas operacionais, foi realizado um teste com a tecnologia PrimaFlow™.

O QUE FIZEMOS E A SOLUÇÃO

A SOLAFT projetou e desenvolveu a PrimaFlow™, uma combinação revolucionária entre a manga filtrante patenteada, gaiola e meios filtrantes personalizados. O projeto aerodinâmico permitiu uma menor resistência ao fluxo interno de gás, reduzindo a queda de pressão ao longo do comprimento do elemento filtrante.

 

RESULTADO

Após um teste bem sucedido, foram identificados os benefícios da PrimaFlow™ em comparação com as mangas de maior área filtrante existentes:

  • Redução na pressão diferencial em comparação com os compartimentos existentes em operação, mesmo com um maior fluxo de gás
  •  32% de redução no diferencial de pressão do filtro
  • 15% de aumento na vazão de gás do filtro
  • 50% de redução na pressão de limpeza
  • 79% de redução na frequência de limpeza

A redução de pressão do ar de limpeza e da frequência de limpeza resultaram em uma redução potencial de 75% no consumo de ar comprimido na operação da planta de tratamento de gases.