Melhorando a vazão de gases e reduzindo o diferencial de pressão através da diminuição da resistência interna

O OBJETIVO

Uma indústria de alumínio primário no Oriente Médio contatou a SOLAFT para encontrar uma maneira de reduzir o diferencial de pressão, o consumo de energia do ventilador e a frequência de pulsação em sua instalação já existente. Também desejavam aumentar a recirculação de alumina na planta de tratamento de gases.

O PROBLEMA

Após um ano e meio de operação, a planta estava operando a uma pressão diferencial extremamente alta e  sem alcançar o resultado desejado com as mangas de maior área filtrante convencionais. Investigações realizadas pela SOLAFT confirmaram a necessidade de minimizar a resistência interna dos elementos filtrantes.

O QUE FIZEMOS E A SOLUÇÃO

A SOLAFT propôs o novo design PrimaFlow™, uma combinação revolucionária entre a manga filtrante patenteada, gaiola e meios filtrantes personalizados, como a próxima geração de mangas de maior área filtrante. O projeto aerodinâmico permitiu uma menor resistência ao fluxo interno de gás, reduzindo a pressão diferencial ao longo do comprimento do elemento filtrante.

RESULTADO

Após um teste bem sucedido, os benefícios PrimaFlow™ quando comparados com as mangas de maior área filtrante existentes foram:

  • Redução no diferencial de pressão em comparação com os compartimentos em operação já existentes, mesmo com uma maior vazão de gás
  • Diferencial de pressão 30% menor após a limpeza offline
  • Diferencial de pressão 16% menor na vazão máxima
  • Frequência de limpeza 64% menor

Diferencial de pressão da PrimaFlow™ foi 40% menor em comparação às mangas cilíndricas convencionais. Redução de custos operacionais foram alcançados com a economia de energia do ventilador e maior vida útil dos elementos filtrantes.