Aumento da disponibilidade em sistemas de dessulfurização com mangas de PPS

O OBJETIVO

A SOLAFT foi desafiada por um grande grupo siderúrgico internacional a solucionar o problema de frequentes paradas para manutenções corretivas devido às falhas operacionais nas mangas filtrantes.

O PROBLEMA

As agressivas condições químicas do processo degradavam prematuramente as mangas filtrantes, ocasionando danos mecânicos e consequentemente a elevação na emissão de particulados para valores acima do limite permitido. Frequentes intervenções eram necessárias para correções dos problemas, gerando indisponibilidade do sistema e alto custo de manutenção.

A SOLUÇÃO

Realizada uma visita técnica para coleta de dados do equipamento, do processo e dos produtos utilizados, a fim de mapear os aspectos críticos que influenciam na vida útil das mangas filtrantes. A SOLAFT realizou um teste inicial de mangas filtrantes para alta temperatura com feltros 100% PPS, dentro de especificações internacionalmente aceitas para esta aplicação.

RESULTADO

O constante serviço de acompanhamento técnico aliado à experiência global da SOLAFT em grandes fornecimentos para o fabricante original de equipamento, foram fundamentais para atingirmos o resultado esperado.

A solução proposta pela SOLAFT em 2016 foi homologada, seguindo assim para a substituição completa das mangas filtrantes nos três sistemas de dessulfurização existentes nesta planta no ano seguinte. Os sistemas seguem em operação com as mangas SOLAFT.