Maior disponibilidade em Filtros da Planta PCI

O OBJETIVO
A fim de solucionar frequentes problemas de baixa durabilidade das mangas do filtro PCI e eliminar as constantes paradas de manutenção corretiva ocasionadas devido às falhas operacionais nas mangas de poliéster, uma indústria siderúrgica contatou a SOLAFT para avaliar e sugerir melhorias na tiragem dos moinhos.
O PROBLEMA
Os filtros de mangas nos sistemas de injeção de carvão possuem condições agressivas. A temperatura, umidade e oleosidade do coque provenientes do processo degradavam precocemente as mangas filtrantes de poliéster, ocasionando perdas de tiragem, danos mecânicos e consequentemente a elevação na emissão de particulados. Intervenções eram realizadas para correções dos problemas, ocasionando paradas mais constantes.
A SOLUÇÃO

Para mapear os aspectos que influenciavam na vida útil das mangas filtrantes, a SOLAFT realizou uma visita técnica para coleta de dados do equipamento, do processo e dos produtos utilizados. Com base nas informações coletadas e sugestões propostas, um teste foi realizado com mangas filtrantes com feltros em acrílico homopolímero e tratamento PrimaShield™.

RESULTADO

A confiança depositada na SOLAFT para este teste comprovou a eficácia das mangas filtrantes propostas. As mangas confeccionadas em acrílico homopolímero e tratamento PrimaShield™ foram homologadas pelo cliente em 2016 e posteriormente adquiridas para substituição completa dos elementos filtrantes do filtro ar reverso da aciaria. O filtro segue em operação com as mangas SOLAFT, tendo durabilidade de 2 anos com excelente performance.