Upgrade de um sistema de despoeiramento tipo ar reverso para aumento da disponibilidade em aciaria

O OBJETIVO

Em visita técnica realizada a uma importante siderúrgica no sul do Brasil, foi identificado potencial upgrade na plataforma tecnológica das mangas filtrantes utilizadas no sistema de despoeiramento tipo ar reverso da aciaria.

O PROBLEMA

As mangas filtrantes utilizadas pelo cliente no filtro de ar reverso eram de construção obsoleta com tecido filtrante de padronagem tipo malha, com baixa estabilidade dimensional e baixa retenção. Esta construção gera um alongamento excessivo das mangas, impossibilitando seu tensionamento, resultando em uma grande periodicidade de troca e alta indisponibilidade do equipamento.

A SOLUÇÃO

A solução proposta pela SOLAFT foi a implantação de mangas filtrantes construídas em feltro agulhado.

Uma peça protótipo foi fornecida incialmente para avaliação da estabilidade dimensional. Comprovou-se que após um ano da instalação não houve nenhum alongamento, em oposição ao que ocorria com as mangas tipo “malha”. Este resultado motivou o cliente a seguir para a substituição completa das mangas filtrantes.

RESULTADO

Nossa longa experiência com aplicações de mangas de feltro em filtros ar reverso, garantiu o excelente desempenho da solução proposta. O jogo de mangas adquirido em 2016 segue em operação sem necessidade de intervenções para trocas ou ajustes no tensionamento.

O sucesso deste case foi estendido a outras unidades do grupo com resultados equivalentes.