ALUMÍNIO
 

ALUMÍNIO

A Solaft ajuda a indústria do Alumínio desde 1966 e tem orgulho de trabalhar com muitos dos maiores e mais sofisticados produtores de Alumínio do mundo.

A profundidade de conhecimento e compreensão da Solaft sobre os desafios únicos que existem na indústria de Alumínio tem visto uma série de produtos inovadores desenvolvidos especificamente para ajudar a resolver esses desafios. Orgulhamo-nos de trabalhar em parceria com engenheiros e equipe técnica no local, para melhor compreendê-los e ajudá-los a alcançar a produção ideal através de sua refinaria.

Conheça o processo do Alumínio onde os produtos Solaft podem ajudar no que precisar.

Processo do Alumínio

Conheça nossos Estudos de Caso sobre o Alumínio

Objectivo
Uma fundição europeia de Alumínio necessitava aumentar a amperagem da sala de cubas em conjunto com o aumento do Vazão de Gás proveniente das cubas e a redução da pressão diferencial do filtro.

Problema
Depois que um modelo padrão de mangas de maior área filtrante falhou em atender às metas operacionais, realizou – se um teste com a tecnologia PrimaFlow™.

Solução
A SOLAFT projetou e desenvolveu a PrimaFlow™, com uma combinação revolucionária de manga filtrante patenteada, gaiola e elementos filtrantes personalizados. O design aerodinâmico permitiu menor resistência interna ao Vazão de Gás, reduzindo a queda de pressão ao longo do comprimento da manga filtrante.

Resultado
Após um teste bem-sucedido, identificou – se os benefícios do PrimaFlow™ quando comparados com as mangas de maior área filtrante existentes:
• Redução da pressão diferencial em comparação com os compartimentos existentes em operação, mesmo com um maior Vazão de Gás.
• 32% de redução no Pressão Diferencial do filtro.
• 15% de aumento na vazão de gás do filtro.
• 50% de redução na pressão de limpeza.
• 79% de redução na frequência de limpeza.
• A redução de pressão do ar de limpeza e da frequência de limpeza produziu um potencial de redução de cerca de 75% no ar comprimido na operação do Sistema de Tratamento de Gases.

Objectivo
Uma fundição de alumínio no Oriente Médio contatou a SOLAFT para encontrar uma maneira de reduzir a pressão diferencial, o consumo de energia do ventilador e a frequência de limpeza em sua instalação já existente. Também desejavam aumentar a recirculação de alumina na planta de tratamento de gases.

Problema
A refinaria de alumina aumentou a relação alumina/cáustico (A/C) do licor verde para melhorar o rendimento da produção, o que levou a um aumento na formação de incrustação durante a clarificação. A incrustação é formada na clarificação através de mecanismos incluindo cristalização prematura de hidrato e cristalização de DSP (Produto de Dessilicação) presente na gibbsita não extraída na lama de bauxita e através de hidrato e DSP com uma queda na temperatura do licor em áreas onde o licor verde é retido quando resfriado. A incrustação aumenta gradualmente a cada ciclo de filtração podendo causar redução na permeabilidade do meio filtrante a um nível onde o set point de fluxo de licor não pode ser suficientemente mantido ou o tempo do ciclo de filtração se torna muito curto economicamente (dependendo do mecanismo de controle de filtração empregado).

Solução
A SOLAFT desenvolveu, para a seção superior do Filtro Kelly, um tecido especial projetado sob medida, para reduzir a taxa de formação de incrustações sob a tampa do filtro. Isso resultou na extensão da vida útil segura do meio filtrante, minimizando os riscos de remoção das placas do filtro e reduzindo seu tempo de inatividade. Com esta solução única, eliminou – se o uso de ferramentas pneumáticas, reduzindo consideravelmente os riscos para os operadores.
A Equipe Técnica da SOLAFT trabalhou com o engenheiro no local para testar o recém-construído Filtro Kelly.

Resultado
Após um teste bem-sucedido, o novo Filtro Kelly foi colocado em plena produção. Os benefícios para a refinaria de Alumina incluem:
• Vida útil do filtro estendida em 10-20%.
• Tempo de atividade de até 10%.
• Melhoria inestimável na segurança do trabalhador.

Objectivo
Uma fundição de Alumínio australiana consultou a SOLAFT para encontrar uma maneira de aumentar a produção de forma econômica no Sistema de Tratamento de Gases após aumento da capacidade de seus ânodos, sistema de cozimento de ânodos e barramento elétrico, permitindo a conformidade com os padrões de emissão.

Problema
As fundições de alumínio muitas vezes procuram aumentar a produção através do aumento da capacidade no barramento elétrico, nos ânodos e na sala de cubas, para permitir o aumento da corrente elétrica.
Nesse caso, o projeto do Sistema de Tratamento de Gases limitou a capacidade de alcançar esses aumentos de produção. Com o incremento da amperagem, a temperatura de entrada do Sistema de Tratamento de Gases aumenta e a eficiência da adsorção de HF gasoso na alumina, diminui. A eficiência de depuração reduzida resultou em emissões mais altas de HF gasoso e fluoreto particulado. Portanto, sem um aumento da capacidade do Sistema de Tratamento de Gases, os limites de emissão seriam violados com qualquer aumento na produção.

Solução
A SOLAFT forneceu StarBags™, que foram instalados na chapa espelho existente e limpos com o sistema de limpeza existente. A maior superfície das StarBags™ reduziu a taxa filtrante (ou velocidade de filtração em m/s) em 45%. Isso distribuiu a torta de pó de alumina por uma área muito maior, reduzindo a pressão diferencial do filtro e a frequência de limpeza por pulso, o que reduziu drasticamente as emissões. Após a implantação bem-sucedida das StarBags™, o cliente concluiu que já não era mais necessário um aumento oneroso da capacidade do Sistema de Tratamento de Gases.

Resultado
Após um teste bem-sucedido, os benefícios para a fundição de Alumínio foram:
• 45% de redução nas Emissões de Particulado.
• 45% de redução nas emissões de HF Gasoso do Sistema de Tratamento de Gases.
• 35% de redução no Pressão Diferencial
• 50%-70% de queda na Frequência de Pulso.
• 20% de redução no consumo de Energia Elétrica do Ventilador (economia de US $ 260 mil por ano).
• Eliminação de gargalos do Sistema de Tratamento de Gases (aumento de capacidade de produção durante todo o ano).
• Eliminação de gargalos de processo, permitindo o aumento na produção de metal sem a necessidade de investimentos em aumento da capacidade de equipamentos.

Objectivo
Uma fundição de Alumínio canadense procurou A SOLAFT para encontrar uma maneira de reduzir o consumo de eletricidade e os custos operacionais no local, reduzindo a frequência de limpeza das mangas filtrantes e melhorando o tempo de atividade do Sistema de Tratamento de Gases.

Problema
A fundição atingiu seus limites em relação à taxa filtrante, resultando em uma elevada frequência de pulso, enquanto lutavam para manter uma vazão de gás constante. A maior frequência de limpeza levou ao aumento dos custos de eletricidade e menor vida útil das mangas por desgaste e fadiga mecânica.

Solução
A Solaft propôs as StarBags™, uma manga filtrante com superfície estendida, com a marca registrada da SOLAFT. A StarBags™ proporciona um aumento de 85% na área filtrante sem quaisquer modificações no sistema de limpeza ou na chapa espelho.

Resultado
Após uma implementação e testes bem-sucedidos, os benefícios para a fundição de alumínio foram:

Condição Operacional 1: vazão de gás mantida constante.
• 50% de queda na Frequência de Pulso (economia de US $ 204 mil por ano).
• 25% de redução no Pressão Diferencial

Benefício Adicional
• 50% de redução nas emissões de HF Gasoso do Sistema de Tratamento de Gases.

Condição Operacional 2: Aumento na vazão de gás em aproximadamente 8%
• Queda na Frequência de Pulso com economia significativa de energia (economia de US $ 163 mil por ano).
• Aumento na vida útil da manga devido a menor frequência de limpeza.

Benefícios Adicionais:
• Redução nas emissões de HF Gasoso (g) em 0,01 kg F/t Al (na chaminé do filtro).
• Redução nas emissões de HF Gasoso (g) de 0,04 kg F/t Al (no lanternim da sala de cubas).

ALGUMA PERGUNTA?

Com muito gosto forneceremos soluções, conselhos e informações