SIDERURGIA
 

SIDERURGIA
 

A Solaft ajuda a Indústria Siderúrgica há mais de 30 anos e tem orgulho de trabalhar com algumas das maiores operadoras em todo o mundo.

A Solaft reconhece os desafios que surgem com a manutenção da qualidade do produto, melhoria do processamento, redução de emissões e proteção de equipamentos na indústria Siderúrgica e está focada em ajudar nossos clientes nessas áreas. Desde o design e fornecimento da manga filtrante até a instalação, manutenção completa do filtro de mangas, monitoramento ou otimização, temos a experiência e os recursos para lidar com tudo.

Conheça o processo Siderúrgico onde os produtos Solaft podem ajudar no que precisar.

Processo Siderúrgico

Processo Siderúrgico

onheça nossos Estudos de Caso sobre a Siderurgia

Objectivo
Um grande grupo siderúrgico internacional desafiou a SOLAFT a solucionar o problema de frequentes paradas para manutenções corretivas devido às falhas operacionais nas mangas filtrantes.

Problema
As agressivas condições químicas do processo degradavam prematuramente as mangas filtrantes, causando danos mecânicos e consequentemente a elevação na emissão de particulados para valores acima do limite permitido. Foram necessárias intervenções frequentes para corrigir os problemas, gerando indisponibilidade do sistema e altos custos de manutenção.

Solução
Realizou – se uma visita técnica para coleta de dados do equipamento, do processo e dos produtos utilizados, para mapear os aspectos críticos que influenciam na vida útil das mangas filtrantes. A SOLAFT realizou um teste inicial de mangas filtrantes para alta temperatura com feltros 100% PPS, dentro das especificações internacionalmente aceitas para esta aplicação.

Resultado
O constante serviço de acompanhamento técnico aliado à experiência global da SOLAFT em grandes fornecimentos ao fabricante original de equipamento, foram fundamentais para alcançar o resultado esperado.

A solução proposta pela SOLAFT em 2016 foi aprovada, seguindo assim a substituição completa das mangas filtrantes nos três sistemas de dessulfuração existentes nesta planta no ano seguinte. Os sistemas seguem em operação com as mangas SOLAFT.

Objectivo
A fim de resolver problemas frequentes de baixa durabilidade das mangas filtrantes PCI e eliminar as constantes paradas de manutenção corretiva causadas por falhas operacionais nas mangas de poliéster, uma indústria siderúrgica entrou em contato com a SOLAFT para avaliar e sugerir melhorias no funcionamento das usinas.

Problema
Os filtros de mangas em sistemas de injeção de carvão têm condições agressivas. A temperatura, umidade e oleosidade do coque proveniente do processo degradaram precocemente as mangas filtrantes de poliéster, causando perdas de calado, danos mecânicos e consequentemente o aumento da emissão de partículas. Foram realizadas intervenções para correção dos problemas, ocasionando paradas mais constantes.

Solução

Para mapear os aspectos que influenciaram a vida útil das mangas filtrantes, a SOLAFT realizou uma visita técnica para coleta de dados sobre o equipamento, o processo e os produtos utilizados. Com base nas informações coletadas e sugestões propostas, realizou – se um teste com mangas filtrantes com feltros acrílicos homopolímeros e tratamento PrimaShield™.

Resultado
A confiança depositada na SOLAFT para este teste provou a eficácia das mangas filtrantes propostas. Em 2016 o cliente aprovou as mangas confeccionadas em acrílico homopolímero e tratamento PrimaShield™ e posteriormente as adquiriu para substituição completa dos elementos filtrantes do filtro de ar reverso da usina siderúrgica. O filtro continua em operação com mangas SOLAFT, e possui durabilidade de 2 anos com excelente desempenho.

Objectivo
Em visita técnica a um importante usina siderúrgica no sul do Brasil, identificou – se um potencial aumento da capacidade na plataforma tecnológica das mangas filtrantes utilizadas no sistema de despoeiramento de ar reverso das usinas siderúrgicas.

Problema
As mangas filtrantes utilizadas pelo cliente no filtro de ar reverso eram de construção obsoleta com tecido filtrante em padrão de malha, com baixa estabilidade dimensional e baixa retenção. Esta  construção gera um alongamento excessivo das mangas, impossibilitando o tensionamento, o que obriga a ter uma grande periodicidade de troca e alta indisponibilidade do equipamento.

Solução
A SOLAFT propôs a implementação de mangas filtrantes fabricadas em feltro agulhado.
Inicialmente forneceram uma peça protótipo para avaliação da estabilidade dimensional. Ficou comprovado que após um ano de instalação não houve estiramento, ao contrário do que ocorreu com as mangas tipo “malha”. Esse resultado motivou o cliente a buscar a substituição completa das mangas filtrantes.

Resultado
Nossa longa experiência com aplicações de mangas de feltro em filtros de ar reversos, garantiu o excelente desempenho da solução proposta. O conjunto de mangas adquiridas em 2016 continua em operação sem a necessidade de intervenções para mudanças ou ajustes no tensionamento.
O sucesso deste caso foi estendido para outras unidades do grupo com resultados equivalentes.

ALGUMA PERGUNTA?

Com muito gosto forneceremos soluções, conselhos e informações